WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


Prefeitura de Itabuna faz recolhimento de pneus para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, continua executando o recolhimento de pneus descartados de forma irregular para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Nesta semana, a operação é realizada até esta quinta-feira, dia 26, em locais como o centro da cidade e bairros São Caetano, Banco Raso e Califórnia.

Na campanha, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitam borracharias, que muitas vezes acumulam ou descartam pneus em desuso em terrenos baldios. “É um trabalho árduo, porque não temos o apoio dos donos desses estabelecimentos, o que é fundamental para coibir a proliferação do mosquito”, disse a coordenadora de Endemias, Lucimar Ribeiro.

A ação é paralela aos mutirões educacionais e de limpeza realizados semanalmente às quintas e sextas-feiras ou véspera de feriados pelos ACE. Na próxima segunda-feira, dia 30, o mutirão vai acontecer no Bairro Santo Antônio, a partir das 8 horas, devendo os moradores descartar móveis e utensílios velhos para serem coletados no bota-fora.

:: LEIA MAIS »

Solenidade comemora 50 anos do Campus da Uesc com outorga de títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito

A comunidade acadêmica, autoridades e convidados celebraram, nesta quinta-feira (25), com emoção, os 50 anos de fundação do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). As comemorações tiveram início com o hasteamento das bandeiras acompanhado pela Banda de Música do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), seguido do descerramento de placas comemorativas.

 

No auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade, foram exibidos documentários sobre a história da Uesc, produzidos pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e pela TV Uesc – projeto do curso de Comunicação Social. Em seguida, foi realizada a entrega dos títulos de Professor Emérito ao diretor-geral da Fespi, Aurélio Farias de Macêdo (1985-1988), e à reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (2012-2019) e de Doutor Honoris Causa.

A sessão solene do Conselho Universitário também outorgou os títulos de Doutor Honoris Causa ao músico Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), ao fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub e ao artista Clóvis de Figueiredo Leite (Kocó) – in memoriam, criador da Banda Lordão.  A cerimônia contou com a participação do irmão de Kocó, José Jorge Leite, da viúva Sônia Leite e as cantoras da Banda Lordão, Cris Mel e Tina Dias.

O reitor e presidente do Consu, Alessandro Fernandes, agradeceu aos conselheiros pela realização da Reunião solene para entrega dos títulos de Professor Emérito Doutor Honoris Causa. Ele frisou que foram descerradas uma placa alusiva ao 50 anos do Campus e outra em homenagem aos fundadores com o agradecimentos a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Ceplac, responsável pela construção desse campus e ao saudoso agricultor Manoel Nabuco e sua família que doaram 14 hectares, desta área, ajudando, junto com todos os pioneiros, a criar o sonho de uma Universidade.

:: LEIA MAIS »

Matrícula para Programa Universidade para Todos se encerram hoje

Os candidatos contemplados e os que ficaram no cadastro de reserva têm até esta sexta-feira (26) para realizar a matrícula no Programa Universidade para Todos (UPT), na modalidade presencial e/ou virtual, conforme as especificidades das universidades parceiras: UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UFOB e UFSB. O programa visa o fortalecimento da aprendizagem e a preparação dos estudantes do último ano e dos egressos do Ensino Médio paea os processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas começam no dia 6 de maio.

No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópias e originais da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência. Além disso, ele deverá preencher uma declaração de próprio punho informando que não cursa e nem possui diploma de nível superior.

O não comparecimento do candidato selecionado à matrícula implica na desistência automática da vaga. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos que estiverem na condição de reserva, respeitando a ordem de classificação. Mais informações podem ser obtidas através da Coordenação do UPT/SEC, pelo telefone 0800 285 8000 ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br.

:: LEIA MAIS »

Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária atrai turistas de navios de cruzeiro em Ilhéus e impulsiona comercialização

Maria das Graças

Chocolates de origem se destacam pela qualidade e sabores inovadores

A temporada de navios de cruzeiro em Ilhéus foi encerrada nesta semana com o navio MSC Preziosa. Durante o verão 2023-2024, a cidade sulbaiana, celebrizada mundialmente nas obras de Jorge Amado, recebeu cerca de 100 mil visitantes do Brasil e do Exterior, em 37 embarcações.

Na chegada a Ilhéus, os turistas tiveram a oportunidade de saborear e adquirir produtos da agricultura familiar, especialmente chocolates de origem e derivados, doces e licores, além do artesanato local.

Os produtos foram comercializados na área de receptivo, no Centro de Convenções de Ilhéus, numa iniciativa do Governo da Bahia, através do Centro Público de Economia Solidária-Cesol Litoral Sul.

Uma das expositoras é Maria das Graças Silva Reis, que comercializa chocolates da agricultura familiar e está aprendendo inglês para atender turistas da Europa e Estados Unidos. “Esse espaço é muito importante pra gente comercializar os nossos produtos, porque são milhares de visitantes que desembarcam dos navios e eu preciso falar outro idioma para me comunicar melhor com eles sem precisar de um tradutor”, disse.

 

Emilia Ormeno

Emilia Ormeno, da Chocolates Natucoa, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que já é comercializado em vários estados brasileiros e na Europa, destaca que “os turistas ficam encantados com a qualidade e a variedade de sabores dos nossos chocolates, produzidos com cacau premium e a feira é importante não apenas para a comercialização como para a divulgação da marca”. Uma das novidades no estande da Natucoa foi a cerveja Cabruca, produzida com nibs.

:: LEIA MAIS »

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O professor João Luiz Costa, do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, no município de Feira de Santana, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com o projeto Pretitude em Foco. Até chegar na final, ele disputou com mais de três mil trabalhos pedagógicos inscritos. Em sua segunda edição, a premiação visa valorizar ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil que contribuem para a formação integral dos estudantes.

“Professor John”, como é chamado pelos seus alunos, falou sobre o significado desta vitória para a sua carreira como educador. “Esta conquista não é apenas minha. É de todos os que compartilharam comigo essa jornada. É o resultado de um trabalho conjunto, de muitas mãos, vozes e olhares. Este prêmio reforça a minha fé no poder da educação e na importância de termos o nosso trabalho como professores valorizados. Independentemente do resultado da etapa nacional, já me sinto vencedor junto com todos os professores e estudantes participantes do Pretitude em Foco por termos alcançado tal visibilidade para a EJA e para a educação baiana”, relatou o premiado que, desde criança, alimentou o sonho de ser educador “para fazer a diferença na vida das pessoas”.

O Pretitude em Foco consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos, fotógrafos e maquiadores. “Eles se integram ao trabalho após a participação em oficinas, palestras e minicursos ofertados pela escola. As fotografias foram expostas em 15 colégios públicos da região de Feira de Santana, em shopping centers e eventos, bem como passaram a fazer parte do acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)”, detalhou João Luiz, que é professor de Língua Inglesa e Artes. O trabalho foi um dos contemplados pelos editais Professor Jorge Conceição, em 2022, e Makota Valdina, em 2024. Ambos são iniciativas do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Sobre o prêmio – Resultado da união do Prêmio Professor Transformador (realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil) com o Prêmio Educação Empreendedora (do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae), a premiação é uma iniciativa de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda edição, concorreram 3.460 projetos de professores de todo o país e os vencedores nacionais serão conhecidos em 24 de abril, na Bett Brasil 2024, na Bett Brasil (maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina), em São Paulo.

 

Foto: Divulgação

Federação PT, PCdoB e PV na Bahia tem mais de 200 pré-candidaturas a prefeito: “instrumento para alargar a base de Lula e de Jerônimo”

A executiva estadual da Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV – se reuniu nesta quinta-feira (25) para fazer um balanço do processo do fechamento da janela partidária, em que os presidentes estaduais dos três partidos Éden Valadares (PT), Geraldo Galindo (PCdoB) e Ivanilson Gomes (PV), além dos secretários de Organização do PT e PV, Osmar Galdino (Jojó) e Luiz Araújo, respectivamente, avaliaram o resultado como muito positivo na Bahia. A Federação filiou cerca de 20 novos prefeitos e mais de cem novos vereadores, e no mapa eleitoral prévio foram identificadas mais de 200 pré-candidaturas a prefeito e a prefeita para as eleições deste ano.

Com o fechamento do balanço, o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, destacou que a Federação PT, PCdoB no estado vai disputar para ser protagonista no pleito municipal. “A gente não estabeleceu ainda uma meta numérica, mas quem tem mais de 200 candidatos a prefeito e a prefeita vai disputar, digamos assim, a liderança do número de prefeitos e prefeitas na Bahia, uma disputa no campo do governo saudável, a gente não está fazendo concorrência nem com o PSD, nem com o PSB, nem com o Avante, não é isso. Não é uma corrida, nós queremos vencer é ampliando a base do governador Jerônimo”.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura abre concorrência internacional para contratar empresas para obras de viaduto e nova ponte sobre o Rio Cachoeira

A Prefeitura de Itabuna abriu concorrência internacional para a contratação de empresas para obras de construção de um viaduto na rotatória do São Caetano e uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado, no centro da cidade, à Rua João Teles, no Bairro da Conceição. Na empreitada, serão investidos recursos da tomada de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA).

Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município neste mês e as aberturas das propostas estão programadas para às 9 horas dos próximos dias 20 e 28 de maio na Sala da Comissão Especial de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia no Condomínio Jequitibá Trade Center, 1º andar, s/n, Bairro Jardim Vitória.

Os investimentos em obras estruturantes na construção de obra de arte especial (viaduto) na interseção da Avenida Princesa Isabel e intervenções na infraestrutura viária do entorno e na nova ponte serão custeados pelo empréstimo do FONPLATA. A Prefeitura tomou crédito internacional no montante de US$ 37.5 milhões para o financiamento do Programa de Integração Urbana do Município de Itabuna – Bahia – Itabuna 2030.

:: LEIA MAIS »

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil de llhéus

A indígena Juliane de Souza, que reside em uma aldeia na região de Olivença, zona sul de Ilhéus, trouxe a pequena Ana Júlia até o ambulatório do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, onde a recém-nascida recebeu a primeira dose de Palivizumabe. Trata-se de um anticorpo usado para prevenir doenças respiratórias em bebês, especialmente no período mais frio do ano. Assim como Ana Júlia, 29 outros pacientes ativos, todos nascidos prematuros, cardiopatas ou com doença pulmonar obstrutiva crônica, são beneficiados gratuitamente com este imunizante.

Enfermeira do Ambulatório do HMIJS, Iamara Fonseca explica que a aplicação do anticorpo reduz infecções entre lactentes e crianças menores de 2 anos de idade e reduz o risco e o número de internações hospitalares. O anticorpo está disponível na assistência farmacêutica do estado, todo ano, de fevereiro a julho, período máximo em que garante, na Bahia, a aplicação de cinco doses do imunizante. A pequena Ana Júlia retorna para a segunda dose no dia 22 de maio.

Quem tem acesso?

:: LEIA MAIS »

3º Ocupa Brasília amplia mobilização pela PEC do Diploma

A Federação Nacional dos Jornalistas realizou de 23 a 25 de abril a terceira edição do movimento chamado Ocupa Brasília, uma mobilização de dirigentes da entidade e dos sindicatos a ela filiados, na Câmara Federal, para abordar os deputados e sensibilizá-los a votar a PEC do Diploma. A Proposta de Emenda Constitucional (206/2012) está pronta para ser votada no plenário da Casa, depois de já ter sido aprovada pelo Senado em 2012.

Participaram da mobilização dirigentes da Fenaj e dos sindicatos da Bahia (Sinjorba), Alagoas, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Município do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Norte do Paraná, Roraima, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Na oportunidade, dezenas de deputados manifestaram seu voto favorável à PEC, ampliando o apoio à matéria.

A Fenaj e os sindicatos vêm fazendo duas ações paralelas. As entidades locais buscam os deputados de cada estado, cabendo à Federação promover as conversas com os líderes dos partidos, blocos, do governo e da oposição. Todas as manifestações são colocadas em uma planilha com o mapeamento do apoio à aprovação da PEC 206/2012. Esse mapa será disponibilizado em  em um site que será lançado em breve.

:: LEIA MAIS »

Canoistas do Sul da Bahia conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

 

Os baianos Felipe Vinicius Santana e Jacky Goodman conquistaram a vaga olímpica para o Brasil na canoagem de velocidade dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na categoria C2 Masculino 500 m nesta terça-feira, 23. A classificação veio após o primeiro lugar na disputa do Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Qualificatória Continental Paris 2024 em Sarasota, nos Estados Unidos.

Com o tempo de 01:46.458s, a dupla ficou pouco mais de quatro segundos na frente dos segundos colocados canadenses Alix Plomteux e Craig Spence (01:50.852s). Com a vaga conquistada para o Brasil, os atletas que irão participar das Olimpíadas 2024 serão convocados de acordo com os treinamentos e as avaliações técnicas próximas à competição, como descrito no plano de trabalho da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O Brasil tem, atualmente, duas cotas: no C1M1000m, conquistada pelo baiano Isaquías Queiroz no mundial do ano passado; e no C2M1000m.

Baianos na canoagem – Nas competições nacionais, Filipe representa a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) e Jack a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI). A dupla é oriunda do antigo projeto Remando no Litoral Sul e atual Remando em Águas Baianas, uma parceria da Federação Baiana de Canoagem (Febac) com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em sete cidades: Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Maraú, São Félix, Camamu e Itajuípe.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia